A Pré-História é o período que começa com o surgimento do homem e vai até o aparecimento da escrita. Ela se divide em Idade Paleolítica (pedra lascada), Idade Mesolítica, Idade Neolítica (pedra polida) e a Idade dos Metais.
A Arte Rupestre se refere aos desenhos e pinturas nas rochas de cavernas e grutas deixadas por homens da pré-história. Para reproduzir essa arte muitas vezes utilizavam terra, sangue, gordura ou carvão juntamente com os próprios dedos, mãos, tocos de madeira ou pedra. Sobre essa arte podemos concluir que a sua formulação artística é mais instintiva do que intelectual, pois retratavam hábitos cíclicos, preocupações com a sobrevivência, os animais, a magia, o luto e a procriação.
As duas imagens são registros de uma das mais ricas regiões detentoras da arte rupestre no Brasil, o Piauí.
Figura 1. Pintura retratando cenas de caça. Grutas do Piauí, Brasil.
Figura 2. Retrato de relações sexuais. Grutas do Piauí, Brasil.
Pintura no Paleolítico
LOCAIS: Gruta de Altamira (Espanha); Lascaux, Três Irmãos, La Madeleine, Font-de-Gaume, Combarelles, Tuc D’Audoubert (França).
TEMA: Animalista. O homem praticamente ausente.
FUNÇÃO: Mágica. A imagem é o duplo do animal visando na caça.
ESTILO: Arte conceitual, definidora, buscando uma forma geral de característica, portanto estática.
TÉCNICA: Nas paredes de grutas, com incisão inicial ou não. Cores apostas com dedos, pincéis de pêlo de animal ou sopradas por canudos.
DIMENSÕES: No animal, a forma busca o tamanho natural ou é amplificada; no homem é diminuta.
O homem começou a sentir necessidade de criar e reproduzir situações e imagens da realidade em que vivia. Primeiramente teve início a expressão de marcas existenciais como mãos gravadas na parede. Logo vieram tracejados impulsivos, sugerindo formas conhecidas. Imagina-se que os desenhos eram feitos por caçadores ou feiticeiros com sentido mágico: propiciar a captura do animal, feri-lo mortalmente ou dominá-lo.
Pintura no Neolítico
LOCAIS: Oriente espanhol (Múrcia, Aragão); Norte da África
TEMA: Atividades coletivas
FUNÇÃO: Celebração ainda com resquícios mágicos do fato novo: o social, a explosão energética da espécie.
ESTILO: Dinâmico. Dimensões reduzidas (1 palmo).
TÉCNICA: Gravação nas paredes rochosas do exterior com instrumentos pontudos. Cores ocasionais, monocromáticas.
A Escultura na Pré-História
Mais tarde, quando domina a utilização de ferramentas, o artista começa a trabalhar formas como, por exemplo, vasos, o machado de pedra e a escultura em geral. Na figura abaixo temos o exemplo da pequena Vênus esteatopígica de Willendorf (uma das primeiras representações plásticas do corpo humano). A valorização da função reprodutiva do gênero feminino está explicita na obra e sua dimensão pequena de amuleto facilitava o transporte nas migrações.
TEMA: Mulher, animais
FUNÇÃO: Mágico-simbólica. Animais como duplos; a mulher como símbolo mágico da fecundidade.
DIMENSÕES: Figura humana até 15 cm; a animal busca o tamanho natural.
MATERIAL: pedra, marfim, osso, barro.
Fonte: Revista Superinteressante e acervo CEDAU
Para saber mais: América pré-histórica, Betty J. Meggers, Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1979
A origem do ser vivo, Bernard Gatty, Livraria Martins Fontes Editora, São Paulo, 1986.
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