quinta-feira, 18 de agosto de 2011


CUEVA DE LAS MONEDAS - TESOURO DA ARTE PRÉ-HISTÓRIA


A Cueva de Las Monedas é um sítio arqueológico, descoberta em 1952 por uma equipe guiada por García Lorenzo, dentro do complexo de Cavernas de Monte Castillo e está situado em Puente Viesgo (Cantabria, Espanha).


Figura 1. Mapa da Cantabria, Espanha
Fonte: Wikipédia

Trata-se de uma cavidade com um vestíbulo de escassas dimensões que dão acesso a um amplo complexo de salas onde se encontram estalagmites, estalactites e outras formações típicas de cavernas.
O estudo mais importante sobre Las Monedas foi feito por E. Ripol, que em 1972, publicou um estudo em que se relata a aparição de materiais da Idade do Bronze e da Idade do Ferro, assim como objetos do Paleolítico e algumas moedas que foram escondidas na época dos Reis Católicos. Além disso, há um grande número de pinturas rupestres de cavalos e outros animais.
Suas imagens se concentram em uma pequena sala lateral e estão compostas por conjuntos de diversos símbolos e 17 figuras animais (cavalos, renas, cabras, bisões, ursos) que datam de 10.000 anos a.C.
Esse local fica aberto para visitação e a visita guiada dura cerca de 45 minutos.

Figura 2. Foto do Monte Castillo, Cantabria



Figura 3. Cueva de Las Monedas, Cantabria




Para conhecer o tesouro que esta caverna guarda, temos aqui alguns exemplares de pinturas rupestres existentes na Cueva de Las Monedas (Coleção de Cartões Postais do local)




































Nenhum comentário:

Postar um comentário