sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Construções Megalíticas


Construções Megalíticas


No período Neolítico, há 4 mil anos a.C. encontramos vestígios de Construções Megalíticas (mega: grande; litos: pedra). É o início da manifestação de arquitetura através da utilização e ordenação de grandes rochas (muitas vezes mais de 5 metros).
A união entre a matéria bruta (pedra) e o espírito humano se concretiza numa forma expressiva. Provavelmente com objetivos religiosos, simbólicos e funerários.

As primeiras construções megalíticas, da Europa Ocidental, localizam-se em Portugal. Espalharam-se desde a Península Ibérica até aos países nórdicos e norte de África. Na África Central, também se encontram testemunhos destas construções.

LOCAIS: Faixa da Palestina à Escandinávia bordejando a costa mediterrânea, e cortando a França ao meio no sentido sul-norte.
FUNÇÃO: Mágico- Simbólica
TÉCNICA: Ereção de grandes blocos de pedra justapostos.

           
TIPOS DE PEDRAS:
MENIR: pedra singular; até 20 metros de altura. Servia de ponto de referência para precisar, mediante a observação do céu e dos astros, um momento determinado do ciclo anual.




Fig.1 – Croqui de um menir
Fonte: Desenho de E.V.





 Fig. 2 Menir dos Almendres, Évora,Portugal
Fonte: http://www.megalithic.co.uk



DÓLMEN: mesa de pedra. Servia como túmulo dos chefes. São encontradas desde a Espanha até a Rússia. É o tipo mais comum encontrado na Europa.



Fig.3 –  Croqui de um Dólmen
Fonte: Desenho  de E.V.





Fig.4 Dólmen Poulnabrone, Irlanda.
Fonte: http://www.megalithic.co.uk



CROMLECH: pedra em círculo. O caráter de verdadeiro tempo aparece melhor. Monolitos agrupados em forma de círculos ou de linhas retas. Tem sentido de templo e, em alguns casos, como em Stonehenge indicam a prática do culto ao sol.



 Fig.5 e 6 Stonehenge, IV milênio a.C., Inglaterra
Fonte: http://www.megalithic.co.uk






Fig. 7 Círculo de pedras de Swinside, no Lake District,Inglaterra
Fonte: http://www.megalithic.co.uk




NAVETAS/ talaiots/ nuragh: Encontrada especialmente em Menorca, Malta e Sardenha. Tinha por função o sepulcro coletivo e era construída com grandes pedras e técnica ciclópea (ou seja, sem qualquer argamassa). Recebem este nome devido ao formato naviforme, que lembra vagamente uma embarcação voltada para baixo.





 Fig. 8 Naveta Es Tudon, Minorca
Fonte: http://www.megalithic.co.uk



Essas pedras eram provavelmente cortadas na canteira com grandes cunhas de madeira e transportadas em trenós formados por troncos de árvores, devidamente oleados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário